• projetos •

Hey Black

O Programa HEY BLACK é uma iniciativa inovadora que nasceu da necessidade urgente de promover a capacitação e empoderamento da comunidade negra e indígena da cidade de Paraty. Com um compromisso sólido de combater desigualdades raciais, o programa visa oferecer uma educação abrangente e de alta qualidade, concentrando-se no ensino do idioma inglês como um veículo de emancipação social e cultural. Seus objetivos transcendem o ensino de um idioma estrangeiro; o HEY BLACK tem a missão de proporcionar uma plataforma para a transformação individual e coletiva.

Justificativa

A criação do Programa HEY BLACK foi motivada pela alarmante disparidade educacional e de oportunidades enfrentada pela comunidade negra e indígena. Estudos revelaram que essas comunidades frequentemente têm acesso limitado a educação de qualidade e são sub-representadas em instituições de ensino superior. A falta de programas educacionais afroreferenciados também contribui para a invisibilidade das culturas afrobrasileira, afrodiaspórica e indígena nos currículos.O desafio principal era fornecer uma solução concreta para esses problemas sistêmicos, permitindo o acesso à educação de qualidade, aprofundando as habilidades linguísticas e promovendo uma educação que fosse culturalmente sensível e inclusiva.

Impacto

Os principais públicos prioritários da iniciativa são membros da comunidade negra e indígena que desejam acessar educação de qualidade e empoderamento. O programa beneficia um público diverso dentro dessas comunidades, incluindo diferentes faixas etárias, gêneros e origens socioeconômicas.

Dentro do contexto de atuação, o Programa HEY BLACK impacta diretamente 30 pessoas por meio das vagas disponíveis. O acesso à iniciativa é estabelecido através de um processo de seleção que considera a análise socioeconômica, proporcionando gratuidade para 30 inscritos. Isso garante que indivíduos que poderiam ser excluídos devido a barreiras financeiras tenham a oportunidade de participar plenamente do programa.

Embasamento teórico

As estratégias do Programa HEY BLACK são fundamentadas em teorias de educação inclusiva, valorização cultural e empoderamento racial. A iniciativa baseia-se em conceitos como pedagogia afrocentrada, teorias críticas e educação emancipatória para moldar sua abordagem.